+55 13 998090274
tumiaru@tumiaru.com.br

História C.R. Tumiaru

Uma história de pioneirismo e conquistas

Uma reunião realizada a 22 de dezembro de 1905, no velho Rinque Vicentino, localizado na Rua XV de Novembro, esquina com a Rua Jacob Emmerich, marcava a fundação daquela que viria a ser a mais tradicional agremiação esportivo-social de todo o Litoral Paulista. O ato de fundação foi presidido por Mário da Cunha Nogueira e secretariado por Anthero Bloen Martins e Manoel Geraldo Forjaz Júnior e contou com a participação de muitos amigos e simpatizantes.

O nome "Clube de Regatas Tumiaru", foi sugestão de Salvador Malaquias Leal que levou em consideração ser esse o nome do histórico Porto de São Vicente. A mesma personalidade ainda sugeriu as cores preto e branco para a bandeira e uniformes do clube cujo principal objetivo era o congraçamento da juventude, através da prática desportiva, especialmente no campo náutico. Na ocasião ainda foi proposto por Malaquias Leal que, todos quantos se inscrevessem no clube até 31 de dezembro do ano em curso, fossem considerados sócios-fundadores.

O Primeiro Presidente

O presidente da primeira diretoria foi o Capitão Theodureto Souto e o Vice-Presidente Mário da Cunha Nogueira. A redação dos estatutos e regimento interno foi designada aos senhores Octávio Veiga e Tullio Polla. Presidente, vice, 1.o e 2.o secretários, tesoureiro e diretores empossados tiveram então a incumbência de escolher o local, onde o clube deveria instalar-se com sua sede náutica. O costão do Morro dos Barbosas, ao lado do porto de embarque e desembarque das canoas que faziam a travessia do Porto Tumiaru ao Porto do Campo, mostrou-se o mais apropriado para a construção da sede.

O local foi escolhido pela tranqüilidade das águas e por estar junto a boca do túnel, iniciado e abandonado, da Cia. Polling, construtora da estrada de ferro Santos-Juquiá, que desviou o traçado da ferrovia em direção ao Largo dos Barreiros, deixando assim, grande facilidade, para extração do aterro necessário e terraplanagem da área destinada à construção do barracão provisório. O sentimento de união em prol do bem comum imperava entre os fundadores e, afim de não sobrecarregar a despesa daquela construção, um grupo de sócios, abnegados, chamou para si esse trabalho. Munidos de muita vontade, operaram carrinhos de mão por várias manhãs e tardes, colocando à disposição da causa até suas horas de lazer. Esse barracão, que fora construído à guiza de garage, e que também servia de sede social, foi inaugurado em 1906, quando o Tumiaru comemorava o primeiro aniversário da sua fundação.

Anos 70

A década de 70 foi brindada com inúmeras obras e restauração do patrimônio já edificado. A nova era de diretores possibilitou um maior bem estar ao lazer do associado. Em 1978, sob a presidência do Sr. Dr. Nicolino Bozzella, realizou-se a construção da nova sede social, na praça Cel. Lopes, concluída em 1979, sendo inaugurada no dia 9 de março do mesmo ano. No decorrer de 1980, foram realizadas diversas melhorias nas instalações do clube, tais como: novas dependências no restaurante, transformação do salão térreo da sede social com moderna decoração em madeira artisticamente entalhada, além da aquisição do imóvel n.o 28 da Rua Expedicionários Vicentinos visando a ampliação das instalações do clube.

Anos 80

Dando prosseguimento as diversas intervenções de caráter inovador para a época o clube foi implementando de diversas atividades sociais com a vinda de grandes artistas da musica popular brasileira como Jair Rodrigues, Roberto Carlos, Nara Leão, e foi no Clube de Regatas Tumiaru uma das ultimas apresentações da saudosa cantora Elis Regina com o show Trem Azul. Não somente no aspecto social o Clube de Regatas Tumiaru se destaca como também nas disputas esportivas efetuadas pela sua equipe de natação, futsal que trouxeram ao clube destaque na mídia local.

Anos 90

Na segunda metade da década de 90, mais exatamente no ano de 1995 o Clube de Regatas Tumiaru é assumido pelo empresário Antonio Roberto Manzanares que implementa o processo de informatização do clube, além do saneamento financeiro que era exigido pelo quadro associativo, já que os clubes de uma forma geral passavam por sérias dificuldades financeiras, e foi através de sua diretoria que o clube encontrou o seu equilíbrio e também a construção de seu novo parque aquático em nossa sede náutica um dos marcos de sua administração.

Anos 2000

A partir deste ano, durante a gestão do então presidente Valmor Sousa da Silva, o clube passa por reformas estruturais importantes o que confere uma guinada na filosofia do Clube, que vem se impor na cidade como a maior academia da região e entrada definitiva na área do fitness. A partir de 2006, assume o novo presidente eleito, Kelerson Julio de Oliveira da Silva, com seu histórico de cunho empresarial e dá entrada a implantação de diversas novas modalidades em pleno funcionamento, gerando receita, e aumentando a movimentação de pessoas na Sede Social para a execução das mesmas.

Anos 2018

A partir de 01 de abril, assume o atual presidente, Marcelo Fernando da Silva. Sócio desde o ano 2000, logo foi nomeado como Diretor de Recreação da Sede Náutica Japuí. No final do ano de 2001, Marcelo já foi eleito como 3º vice presidente na área de Esporte. Eleito conselheiro em 2003. Após anos de intensa dedicação dentro do Clube de Regatas Tumiaru, Marcelo hoje na condição de Presidente vêm fazendo uma administração de transparência, união e portas abertas para com os associados.

Anos 2022

A partir de 15 de janeiro, assume o atual presidente, Thiago Yumoto Santos. Sócio desde o ano 1993, onde pode acompanhar várias fases da sua vida pessoal dentro da família Tumiaru (Infância, adolescência e visa adulta) e as mudanças do Clube. No ano de 2018 resolve formar uma chapa para concorrer a vaga de Conselheiro e começar a colocar seus pensamentos e questionamentos sobre a gestão do Clube em prática. Porém, no decorrer do seu mandato como Conselheiro, seu nome começa a ganhar força e visibilidade para concorrer à Presidência, com isso no ano de 2022, entrou como Presidente mais jovem da história do clube, junto com 1º Vice Gustavo Norbiato, 2º Italo Verrone, 3º Ricardo Felix, Diretora Financeira Andrea Martins e Diretora Esportes Valeria Verrone. Trazendo uma visão mais estratégica, com o objetivo de profissionalização e modernização, está caminhando com grandes mudanças para erguer esse gigante Clube de Regatas Tumiaru.