ABERTO DE SEG. A SEXTA - DAS 09HS às 19HS | SÁB. 09HS às 13HS
facebook twitter
NAVEGAÇÃO
História do C. R. Tumiaru

Uma história de pioneirismo e conquistas

Uma reunião realizada a 22 de dezembro de 1905, no velho Rinque Vicentino, localizado na Rua XV de Novembro, esquina com a Rua Jacob Emmerich, marcava a fundação daquela que viria a ser a mais tradicional agremiação esportivo-social de todo o Litoral Paulista. O ato de fundação foi presidido por Mário da Cunha Nogueira e secretariado por Anthero Bloen Martins e Manoel Geraldo Forjaz Júnior e contou com a participação de muitos amigos e simpatizantes.

O nome "Clube de Regatas Tumiaru", foi sugestão de Salvador Malaquias Leal que levou em consideração ser esse o nome do histórico Porto de São Vicente. A mesma personalidade ainda sugeriu as cores preto e branco para a bandeira e uniformes do clube cujo principal objetivo era o congraçamento da juventude, através da prática desportiva, especialmente no campo náutico. Na ocasião ainda foi proposto por Malaquias Leal que, todos quantos se inscrevessem no clube até 31 de dezembro do ano em curso, fossem considerados sócios-fundadores.

O Primeiro Presidente

O presidente da primeira diretoria foi o Capitão Theodureto Souto e o Vice-Presidente Mário da Cunha Nogueira. A redação dos estatutos e regimento interno foi designada aos senhores Octávio Veiga e Tullio Polla. Presidente, vice, 1.o e 2.o secretários, tesoureiro e diretores empossados tiveram então a incumbência de escolher o local, onde o clube deveria instalar-se com sua sede náutica. O costão do Morro dos Barbosas, ao lado do porto de embarque e desembarque das canoas que faziam a travessia do Porto Tumiaru ao Porto do Campo, mostrou-se o mais apropriado para a construção da sede.

O local foi escolhido pela tranqüilidade das águas e por estar junto a boca do túnel, iniciado e abandonado, da Cia. Polling, construtora da estrada de ferro Santos-Juquiá, que desviou o traçado da ferrovia em direção ao Largo dos Barreiros, deixando assim, grande facilidade, para extração do aterro necessário e terraplanagem da área destinada à construção do barracão provisório. O sentimento de união em prol do bem comum imperava entre os fundadores e, afim de não sobrecarregar a despesa daquela construção, um grupo de sócios, abnegados, chamou para si esse trabalho. Munidos de muita vontade, operaram carrinhos de mão por várias manhãs e tardes, colocando à disposição da causa até suas horas de lazer. Esse barracão, que fora construído à guiza de garage, e que também servia de sede social, foi inaugurado em 1906, quando o Tumiaru comemorava o primeiro aniversário da sua fundação.

Anos 70

A década de 70 foi brindada com inúmeras obras e restauração do patrimônio já edificado. A nova era de diretores possibilitou um maior bem estar ao lazer do associado. Em 1978, sob a presidência do Sr. Dr. Nicolino Bozzella, realizou-se a construção da nova sede social, na praça Cel. Lopes, concluída em 1979, sendo inaugurada no dia 9 de março do mesmo ano. No decorrer de 1980, foram realizadas diversas melhorias nas instalações do clube, tais como: novas dependências no restaurante, transformação do salão térreo da sede social com moderna decoração em madeira artisticamente entalhada, além da aquisição do imóvel n.o 28 da Rua Expedicionários Vicentinos visando a ampliação das instalações do clube.

Anos 80

Dando prosseguimento as diversas intervenções de caráter inovador para a época o clube foi implementando de diversas atividades sociais com a vinda de grandes artistas da musica popular brasileira como Jair Rodrigues, Roberto Carlos, Nara Leão, e foi no Clube de Regatas Tumiaru uma das ultimas apresentações da saudosa cantora Elis Regina com o show Trem Azul. Não somente no aspecto social o Clube de Regatas Tumiaru se destaca como também nas disputas esportivas efetuadas pela sua equipe de natação, futsal que trouxeram ao clube destaque na mídia local.

Anos 90

Na segunda metade da década de 90, mais exatamente no ano de 1995 o Clube de Regatas Tumiaru é assumido pelo empresário Antonio Roberto Manzanares que implementa o processo de informatização do clube, além do saneamento financeiro que era exigido pelo quadro associativo, já que os clubes de uma forma geral passavam por sérias dificuldades financeiras, e foi através de sua diretoria que o clube encontrou o seu equilíbrio e também a construção de seu novo parque aquático em nossa sede náutica um dos marcos de sua administração. Em 2001 assume a presidência o Prof. Valmor Sousa da Silva que dá continuidade ao trabalho e da uma guinada na filosofia do clube, em não ser somente social e esportivo o clube começa a se impor na cidade como a maior academia da região, além das reformas estruturais que o clube necessitava para a definitiva entrada na área do fitness. Em 2006 assume a presidência o atual presidente empresário Kelerson Julio Oliveira da Silva com seu espírito empresário e administrador alavanca o clube para o fitness com a implantação de diversas novas modalidades perfazendo um total de 22 modalidades em pleno funcionamento, gerando receita ,além da intensa movimentação que o clube recebe todos os dias em sua sede social para a pratica das mesmas.
PLANO
FITNESS
para sócio
44,90
não sócio
69,90
CONHEÇA
^